Meritor inicia produção de trem de força elétrico no segundo semestre

A Meritor anuncia o início da produção do trem de força elétrico 14Xe para veículos comerciais leves e pesados no segundo semestre de 2021. O novo powertrain será fabricado nas plantas da companhia em Asheville e Forest City, na Carolina do Norte, EUA, e é o primeiro produto da Blue Horizon, divisão da Meritor dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à mobilidade.

“Um ano depois, estamos nos aproximando da produção e nos preparando para colocar os veículos nas estradas. O 14Xe foi testado em várias condições em todo o mundo com diversos OEMs, tipos de veículos e aplicações, para oferecermos à indústria uma tecnologia de trem de força elétrica comprovada”, declara Thaddeus James “TJ” Reed, vice-presidente de Eletrificação Global da Meritor.

A Meritor fechou os primeiros contratos de fornecimento do 14Xe com a Paccar, para equipar os modelos Kenworth T680 e Peterbilt 579 e 520, com a Autocar, para seus caminhões de coleta de lixo, com a canadense Lion Electric, para equipar seus veículos da Classe 8, e com a startup britânica Volta Trucks, para ser utilizado no Volta Zero, um caminhão de 16 toneladas específico para distribuição urbana de encomendas previsto para entrar em produção em 2022.

O trem de força 14Xe foi apresentado no Brasil durante a Fenatran 2019 e conta com um motor elétrico central e transmissões nas versões Standard, com uma e duas velocidades, e Premium, com duas e três velocidades. O motor e a transmissão são integrados ao eixo trativo, proporcionando mais espaço no chassi do veículo para a bateria, inversores e demais componentes de eletrificação. O eixo utiliza uma carcaça convencional para facilitar a integração com componentes de eixo já existentes, o que reduz os custos de produção.

O Blue Horizon 14Xe possui um projeto modular para equipar caminhões médios e pesados a partir de 8 toneladas de PBT. o novo powertrain elétrico oferece três opções de potência contínua: 150 kW, 180 kW e 200 kW, contando com uma ampla faixa de reduções, incluindo a opção de utilizar reduções nas extremidades das rodas para aumento da capacidade de torque. O 14Xe é mais uma opção a ser disponível no mercado para atender à crescente exigência de redução dos níveis de emissões de CO2, desenvolvida por um dos maiores fornecedores da indústria caminhonística mundial.

Imagem: Meritor