Kenworth lança nova geração do T680

A Kenworth, renomada marca norte-americana de caminhões do grupo Paccar, apresenta a nova geração da linha de cavalos mecânicos T680. O novo extrapesado traz principalmente novidades em tecnologia embarcada, além de alguns detalhes no design externo, como novos faróis, para-choque, saia lateral e defletores aerodinâmicos.

O novo T680 apresenta recursos que trazem incremento no conforto, segurança e conectividade, proporcionando melhoria da experiência para o motorista na boleia. “A Kenworth continua a lançar novas tecnologias que beneficiam nossos clientes. Ao testar esses novos sistemas, estamos confiantes de que eles vão melhorar a experiência geral de direção, reduzindo a fadiga e o estresse”, afirma Joe Adams, engenheiro-chefe da Kenworth.

Além dos novos recursos tecnológicos, o modelo traz maior eficiência do motor, com maior economia e menor índice de emissões. O novo T680 é equipado com motor Paccar MX-13 de 12,9 litros, com uma faixa de potência de 405 a 510 hp e torque entre 2.100 e 2.500 Nm, atrelado a uma transmissão de 12 marchas e eixo traseiro trucado 40K, ambos da Paccar. “O Kenworth T680 Next Generation eleva o nível de excelência geral, eficiência de combustível superior, desempenho excepcional e estilo arrojado. O Kenworth T680 Next Gen é o novo carro-chefe da linha de produtos ‘O Melhor do Mundo'”, declara Kevin Baney, gerente geral da Kenworth e vice-presidente da Paccar.

O T680 Next Gen apresenta uma série de recursos do ADAS (Advanced Driver Assistance System) da Kenworth. Entre eles estão direção assistida, assistente de permanência na faixa, controle de cruzeiro adaptável, alerta de saída de faixa, mitigação de colisão e detecção de presença lateral. Internamente, o painel recebeu nova instrumentação digital, com uma tela de 15 polegadas de alta definição customizável e intuitiva, com comandos acionados através de botões no volante, proporcionando uma operação prática, confortável e segura ao condutor.

Externamente, o T680 Next Gen recebeu redesign que melhora o fluxo aerodinâmico do caminhão, com consequente melhoria na economia de combustível, desenvolvido em túnel de vento. Para isso, a nova frente apresenta a grade frontal bipartida, característica da marca, mais estreita, e altura dos para-lamas reduzida, permitindo com isso maior fluxo de ar ao longo da cabine do veículo. Na parte posterior da cabine há extensores opcionais com 22,9 cm de comprimento, o que permite o melhor direcionamento do fluxo de ar da cabine para o semirreboque, reduzindo o arrasto aerodinâmico. O novo T680 tem opções de cabine simples e espaçosa cabine leito com 1,90 m de altura interna.

“Superamos a eficiência de combustível superior do atual T680, por meio de avanços aerodinâmicos e inovações de design. Como resultado, o Kenworth T680 Next Generation é o caminhão mais aerodinâmico da história da empresa”, destaca Joe Adams, engenheiro-chefe da Kenworth. “Mudanças no capô e no para-choque mantêm o fluxo de ar mais próximo da cabine e reduzem a turbulência. O capô é 20 cm mais estreito do que o anterior. O para-choque aerodinâmico reestilizado mantém o mesmo ângulo de abordagem e distância ao solo que o Kenworth T680 clássico.”

Fotos: Kenworth