Mercado

VW Caminhões e Ônibus celebra 40 anos e anuncia investimento de R$ 2 bi

Neste ano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora seus 40 anos de atividades. E para comemorar o aniversário da sua divisão de veículos comerciais pesados, fundada em 1981, a montadora alemã anuncia o início de um ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões entre os anos de 2021 e 2025, o sexto e maior período consecutivo de aportes realizados no país.

A divisão de caminhões da Volkswagen iniciou suas atividades com os modelos 11.130 e 13.130, fabricados em São Bernardo do Campo (SP), dividindo a mesma linha de montagem com os caminhões Dodge, pois a marca alemã havia adquirido as operações brasileiras da Chrysler no final da década de 70. Na Europa, desde 1979 a VW produzia uma linha de caminhões leves em parceria com a MAN, cuja cabine basculante foi aproveitada nos modelos brasileiros.

“Celebrar ao longo deste ano o quadragésimo aniversário é um orgulho para todos nós da VWCO, uma marca essencialmente criada por brasileiros para o mundo todo. Ao longo desses anos, sob medida, desenvolvemos e produzimos veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte, e criamos um modelo até hoje inovador de produção, o Consórcio Modular. Seguimos entregando o melhor para os nossos clientes, sempre com o slogan ‘Menos, você não quer; mais, você não precisa’. E acreditamos que nosso futuro será brilhante”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

A VW Caminhões obteve êxito no mercado brasileiro principalmente com caminhões leves e semipesados, e também com a linha de ônibus Volksbus. Os caminhões pesados da marca começaram a ganhar gradativamente espaço no mercado, como o 35-300, primeiro cavalo mecânico pesado da VW. Em 1996, a montadora fundou seu novo complexo industrial em Resende (RJ), uma moderna fábrica desenvolvida em regime modular, com os vários fornecedores consorciados instalados na área para produzir e montar os componentes nos veículos, seguindo as especificações dos projetos da VW e estando sob seu controle de qualidade.

Em setembro de 2005, finalmente chegou uma linha completamente nova de caminhões, a Constellation, com moderna cabine, mais espaçosa e com opções extendida e leito, que gradativamente substituiu, ao longo dos anos seguintes, os caminhões equipados com a defasada cabine MAN-VW. Com a linha Constellation, a VW ampliou sua presença no segmento de extrapesados com a chegada do cavalo mecânico 25.420 em 2015.

Com a chegada de uma renovada linha Delivery, inclusive com sua versão elétrica e-Delivery, o portfólio da Volkswagen estava praticamente completo, porém ainda faltava uma linha de caminhões extrapesados premium para a marca. O lançamento do novo VW Meteor em setembro do ano passado, com potência de até 520 cv, além de confortável e espaçosa cabine leito, torna a gama da VW Caminhões e Ônibus uma das mais completas e modernas do mercado atualmente. A linha de produção dos novos extrapesados recebeu em 2020 um investimento de R$ 500 milhões, passando a ser uma das mais modernas da América Latina, estando dentro do conceito de manufatura 4.0.

Foto: VWCO