Cummins investe na modernização da fábrica de filtros em Guarulhos

A Cummins Filtros, divisão da renomada fabricante de motores a diesel que produz a linha de sistemas de filtragem Fleetguard, investiu cerca de R$ 2 milhões em automação, novos ferramentais, localização de peças e sistemas de controle com o intuito de elevar a qualidade dos produtos, a capacidade produtiva e a segurança dos colaboradores da sua unidade industrial no bairro Bonsucesso, em Guarulhos (SP).

“Parte dos investimentos também foi dedicado à central de resíduos e atualização do maquinário de dosagem de poliuretano, agora mais moderno. Com o foco total em segurança, também restringimos a movimentação de empilhadeiras na área da manufatura, com a aquisição de novas soluções de movimentação interna de matéria-prima”, informa Gustavo Teixeira, supervisor de Operações da Cummins Filtros.

O processo de transbordo da linha de filtros blindados passou a ser robotizada, transporte automático dos produtos da esteira para o carrossel de pintura. A capacidade de produção da estação passou de 1 mil para 1,3 mil peças por hora. Foi adotado também um novo maquinário para aplicação de adesivo de vedação nos filtros, com melhoria de 80% na capacidade, além de oferecer maior limpeza e ergonomia na operação.

A Cummins também adquiriu um cortador de plisses automático para produzir, com parceiros nacionais, juntas, tampas roscadas e retentores para serem aplicados na linha de filtros blindados. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, foram também implantados novos sistemas de controle na planta, para restrição da quantidade de pessoas em determinados espaços da unidade, com alarme sonoro e visual, e um totem na entrada da fábrica, com sensores que realizam o controle de temperatura corporal e a dosagem de álcool em gel para a triagem de colaboradores e visitantes.

Foto: Cummins