Volvo tem novo presidente de manufatura no Brasil

A Volvo anunciou novo presidente da operação industrial da fábrica da montadora em Curitiba (PR), o engenheiro Cyro Martins, que passa a integrar o board de diretores executivos da Volvo do Brasil. Martins é engenheiro eletricista, formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (atual UTFPR), com pós-graduação em Engenharia de Produção e Economia pela FAE e MBA em negócios pela Fundação Dom Cabral.

“É uma honra e uma grande responsabilidade estar à frente de uma das principais plantas industriais da Volvo no mundo. Em Curitiba, reunimos todo o processo de fabricação de veículos pesados numa única unidade, o que traz ganhos em processos e qualidade para nossos clientes”, afirma Cyro Martins.

Com larga experiência, o executivo iniciou carreira na Volvo como estagiário em 1985. Ocupou diversas posições como engenheiro de manufatura, foi coordenador de engenharia de produção, de qualidade, de montagem e de pintura, gerente de produção de cabines, gerente do projeto de nacionalização do caminhão Volvo VM e gerente geral de manufatura. Antes de ocupar o cargo de presidente, era diretor de manufatura.

Cyro Martins possui também experiência internacional, tendo ocupado na Suécia o cargo de diretor global de Lean Manufacturing, responsável pela introdução dos conceitos de manufatura enxuta em todas as plantas industriais de caminhões e ônibus da Volvo no mundo.

A unidade de Curitiba é uma das mais importantes da Volvo. Em avaliações globais anuais internas, a fábrica já conquistou diversas vezes o troféu “Melhor Qualidade” entre todas as fábricas da marca no mundo. A planta adota avançadas práticas de Indústria 4.0, com alta conectividade nos processos de produção. A Volvo também possui um programa de melhoria contínua através da contribuição ativa de seus funcionários. Somente em 2020, mais de 40 mil ideias de colaboradores foram validadas e implementadas com sucesso pela montadora.

Foto: Volvo