Iveco fornecerá 1048 caminhões militares 8×8 ao Exército Alemão

A Iveco Defence Vehicles, divisão da montadora italiana especializada em produzir veículos para operações militares, fechou com o Exército Alemão contrato de fornecimento de 1048 caminhões militares Iveco Trakker AT410T 8×8 (designado pela força armada germânica com a sigla “GTF”), a serem entregues de 2021 a 2028.

O Exército Alemão receberá um lote inicial de 224 unidades do modelo, em cinco configurações diferentes, preparados para o transporte de contêineres ISO de 20 pés (cerca de 6,10 m) de comprimento. Algumas versões do veículo serão equipadas com guindastes hidráulicos e sistemas de guincho.

O Trakker AT410T é equipado com cabine blindada tipo crew-cab que oferece um dos melhores índices de proteção balística, antiminas, NBQ (nuclear, biológico e químico) e IED (dispositivo explosivo improvisado) que atendem ao padrão Stanag 4569 da Otan. Internamente, a cabine apresenta alto nível de espaço, ergonomia e conforto para a tripulação, podendo receber sistemas de comunicação e comando de última geração.

O modelo da Iveco possui motores Cursor da FPT Industrial, com opções de potências de 456 e 507 cv, que atendem às normas de emissões Euro 6 da União Europeia, acoplados a uma transmissão ZF Eurotronic de 16 marchas, que pode ser operada nos modos semiautomático ou automático.

A Iveco Defence mantém uma sólida parceria com o Exército Alemão, tendo já fornecido anteriormente cerca de 2 mil veículos militares de seu amplo portfólio de produtos para aquela força armada, inclusive alguns deles já foram utilizados em teatros operacionais a serviço da Otan.

Foto: Iveco