ImplementosMercado

Indústria de implementos rodoviários cresceu 0,77% em 2020

A Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) divulgou que a indústria de implementos registrou em 2020 variação positiva de 0,77% com relação a 2019, com 122 mil produtos emplacados no ano passado, ante 121 mil equipamentos comercializados em 2019. “O resultado mostra como o mercado reagiu em alguns segmentos cujo resultado foi a estabilização das perdas de forma geral”, afirma Norberto Fabris, presidente da Anfir.

Os setores que permitiram que o segmento de implementos praticamente mantivesse o desempenho de 2019, apesar da crise advinda da pandemia, são o agronegócio, que responde por 40% das vendas no segmento de implementos pesados, a construção civil, por conta da retomada de projetos imobiliários e obras de infraestrutura, além de transporte de alimentos, remédios e produtos vendidos por e-commerce.

O segmento de reboques e semirreboques totalizou 67 mil produtos entregues ao mercado em 2020, um crescimento de 6% sobre o volume apurado em 2019. O setor de carroceria sobre chassi registrou retração de 5%, com cerca de 54,5 mil produtos negociados. “Neste ano, a expectativa é que mais segmentos se juntem a esses pilares da recuperação do setor e também reajam positivamente. Esperamos registrar em 2021 crescimento entre 8% e 10%”, conclui Fabris.

Imagem: Shutterstock