Volvo anuncia VNR elétrico para a América do Norte em 2021

Depois de anunciar o lançamento de uma linha completa de caminhões elétricos na Europa, a Volvo informa que a produção da versão eletrificada do extrapesado VNR será iniciada no próximo ano. Já estando disponível para pré-venda na América do Norte, o VNR Electric tem potência equivalente a 461 cv, com baterias de íon-lítio de 264 kWh, podendo carregar 80% em 1h10min, o que resulta numa autonomia de 240 km, dependendo da configuração do caminhão. Parte da energia dissipada nas frenagens é regenerada para recarga das baterias.

“O lançamento do VNR Electric é nossa resposta a uma necessidade concreta de nossos clientes em toda América do Norte, que está para além de fornecer um caminhão para teste-piloto, mas sim uma solução que contemple todo o ciclo de vida do veículo. Nosso modelo de negócio avalia tudo o que veículo de carga elétrico precisa para uma operação viável. Nós trabalhamos de forma conjunta com nossos clientes num planejamento que, além do veículo, envolve um amplo sistema de suporte”, afirma Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.

Através do projeto Volvo LIGHTS, iniciativa que une agentes públicos e privados em uma parceria estratégica para desenvolver uma estrutura de suporte em larga escala para a operação de caminhões elétricos, unidades do Volvo VNR Electric foram colocadas em operação por clientes no estado da Califórnia. Em parceria com operadores logísticos, a Volvo desenvolveu um sistema focado em viabilidade comercial, manutenção dos veículos, infraestrutura de recarga e treinamento para técnicos e equipe operacional.

“Ao colaborar com outras 14 organizações no projeto Volvo LIGHTS nós ganhamos uma experiência fundamental para demonstrar a viabilidade do novo VNR Electric e de todo seu ecossistema de suporte operacional. Nós conhecemos profundamente todos os passos necessários para introduzir e operar caminhões elétricos. Por isso estamos muito confiantes em oferecer o Volvo VNR Electric para nossos clientes em toda a América do Norte”, declara Peter Voorhoeve.

“Em todo o planeta a Volvo está liderando a corrida da eletrificação. Ao introduzir uma linha robusta de caminhões 100% elétricos na Europa e na América do Norte estamos cumprindo nosso compromisso de ditar o rumo de nossa indústria rumo a um futuro mais sustentável”, conclui Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.

Foto: Volvo