Meritor testa nova tecnologia Detachable para tração 6×4

Uma nova tecnologia da Meritor está em fase de testes com clientes, o sistema Detachable, que suspende o eixo trativo e transformar a configuração 6×4 em 4×2 ou 6×2, reduzindo custos de manutenção, pedágios, desgaste dos pneus e consumo de combustível. A novidade está prevista para ser lançada no mercado brasileiro no início de 2021.

“Trata-se de uma novidade no segmento de veículos pesados. Desenvolvemos um sistema capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga”, afirma Fábio Brandão, gerente Sênior de Engenharia do Produto da Meritor Brasil.

O desenvolvimento do Meritor Detachable foi 100% realizado pelo time de engenharia brasileiro e pode equipar os eixos da marca 6×4 e 8×4 tandem dos modelos MT-14X, MT-150, MT-160 e MT-610, instalados em equipamentos que possuem suspensão pneumática. “De acordo com os testes em andamento, o sistema Meritor Detachable gera um ganho de eficiência em até 2% considerando apenas com a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5% desacoplando e suspendendo o eixo”, diz Brandão.

A novidade integra a estratégia da Meritor, principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais do Brasil, para oferecer soluções tecnológicas que tragam redução de custos e aumento da eficiência na operação de veículos rodoviários de carga.

Imagem: Meritor