Planta industrial da Iveco em Sete Lagoas completa 20 anos

A fábrica da Iveco localizada na cidade de Sete Lagoas (MG) está completando 20 anos em 2020. O complexo industrial, inaugurado em 2000, é um dos mais modernos da América Latina para produção de veículos comerciais, e um dos mais flexíveis da Iveco no mundo e demandou investimentos de R$ 570 milhões.

Inicialmente, a unidade produzia veículos comerciais leves da linha Daily, e posteriormente passou a fabricar caminhões médios, pesados, semipesados e extrapesados, a seguir também começou a produzir chassis de ônibus e em 2013 inaugurou a unidade de veículos de defesa. Entre as fábricas do Grupo CNH Industrial, a Iveco Sete Lagoas é referência global de eficiência pelo alto nível de flexibilidade produtiva e com grande uso de automação na sua linha de montagem.

A unidade mineira da montadora italiana conta com o Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP), o primeiro fora da Europa e com uma equipe com mais de 150 profissionais, entre engenheiros, projetistas e técnicos, responsável pelo desenvolvimento dos produtos destinados aos mercados da América do Sul. “A área é fundamental no plano estratégico para desenvolvermos e criarmos veículos pensando nas necessidades e nos diferenciais de cada mercado em que a montadora atua”, afirma Marcio Querichelli, líder da Iveco na América do Sul.

Outro destaque é o campo de provas inaugurado em 2015, o primeiro do continente específico para veículos comerciais e um dos mais modernos do mundo, construído em uma área de 300 mil metros quadrados ao lado do complexo industrial. Já foram realizados no circuito aproximadamente 4 mil testes com 342 protótipos, que enfrentaram intensos testes de resistência e durabilidade em situações reais de operação, em pistas que simulam todas as situações de piso encontradas pelos motoristas no território brasileiro, tanto em asfalto quanto em terra, inclusive terrenos com condições severas.

A Iveco Sete Lagoas celebra duas décadas com um dos mais completos portfólios de veículos comerciais do mercado, ao mesmo tempo em que se prepara para apresentar mais novidades com o escopo de ampliar sua presença no país e no continente. “Já temos uma base sólida no Brasil, que foi responsável por um crescimento sustentável da marca. Agora, olhamos para frente projetando um futuro de investimentos e muitas novidades que serão produzidas na fábrica da Iveco e, em breve, estarão à disposição dos clientes que atuam no segmento do transporte”, finaliza Querichelli.

Foto: Iveco