Linha de caminhões pesados 100% elétricos da Volvo chega na Europa em 2022

A Volvo anunciou nova linha completa de caminhões pesados e extrapesados com propulsão 100% elétrica para o mercado europeu. Os veículos das linhas FH, FM e FMX já estão em testes de campo, com PBT de 44 toneladas e autonomia que pode chegar a 300 km, conforme a configuração de baterias. As vendas começarão já no próximo ano, com produção em série em 2022.

“Ao ampliar rapidamente nossa oferta de caminhões pesados elétricos, queremos ajudar nossos clientes e seus embarcadores a alcançarem seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade. Estamos determinados a continuar direcionando nossa indústria rumo a um futuro sustentável”, afirma Roger Alm, presidente global da Volvo Trucks.

A Volvo já produzia caminhões totalmente elétricos desde 2019, os modelos semipesados FL Electric e FE Electric já estão disponíveis na Europa, voltados a operações de distribuição urbana e transporte de resíduos sólidos. Na América do Norte, a Volvo iniciará em dezembro de 2020 as vendas do caminhão para transporte regional VNR Electric.

“Para reduzir o impacto do transporte no clima precisamos fazer uma transição rápida dos combustíveis fósseis para alternativas como a eletricidade. Mas as condições para fazer esta mudança e o ritmo da transição variam bastante entre diferentes transportadores e mercados, dependendo de muitas variáveis, como incentivos financeiros, acesso a infraestrutura de carregamento e o tipo de operação de transporte”, explica Alm.

A Volvo considera o período atual de transição, com a adoção gradual pelo mercado nos próximos anos de caminhões elétricos com baterias e movidos com células de combustível a hidrogênio, a marca sueca tem como objetivo que toda a sua gama de produtos esteja livre de combustíveis de origem fóssil até 2040.

“Nossa principal missão agora é facilitar a transição para veículos elétricos. Nossa estratégia passa por disponibilizar soluções amplas, que incluem o planejamento de rotas, veículos com especificação correta, estrutura de recarga, financiamento e serviços. A Volvo e seus concessionários têm um compromisso de longo prazo com nossos clientes. E agora isso será mais importante do que nunca”, conclui Roger Alm.

Foto: Volvo