Iveco entrega mais 216 ônibus para o Caminho da Escola

Foram entregues mais 216 unidades do Iveco Bus 10-190 para o programa governamental Caminho da Escola. Em agosto já haviam sido entregues 84 ônibus. Os veículos fazem parte do total de um lote de 1.200 unidades destinadas ao transporte de aproximadamente 50 mil alunos nos diversos municípios brasileiros conveniados ao programa do Ministério da Educação.

Os ônibus recebidos pelo Caminho da Escola utilizam chassi Iveco Bus 10-190 de 10 toneladas, com carroceria Mascarello Escolar dentro da classificação ORE 2 (Ônibus Escolar Rural Médio) do programa. O modelo tem capacidade para 44 passageiros e conta com o dispositivo de poltrona móvel (DPM) para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

O 10-190 é equipado com um motor FPT NEF 4 ID com quatro cilindros de 190 cv, a maior potência da categoria, e torque de 610 Nm, com sistema SCR (Selective Catalyst Reduction) para atender às normas do Proconve P7 de controle de emissões para preservação do meio ambiente. O propulsor está acoplado a uma transmissão Eaton FS 6206B manual de 6 marchas com escalonamento compatível para operações rurais e urbanas.

O modelo ainda oferece direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico, dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada, dispositivo automático de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso a trechos com terrenos irregulares.

“A ação governamental é um passo fundamental para o futuro do país e temos muito orgulho em fazer parte dessa iniciativa com cerca de 8.500 produtos”, pontua Marcio Querichelli, líder da Iveco para a América do Sul.

Foto: Iveco