Magirus apresenta novo veículo de combate a incêndios TLF AirCore

A Magirus, empresa do Grupo CNH Industrial, apresenta ao mercado o TLF AirCore, novo veículo de combate a incêndios que combina a tecnologia AirCore, tecnologia que utiliza névoa de água, e um dispositivo de elevação, com um recipiente para agente extintor de 3.500 litros, montado em um chassi especialmente adaptado para operações fora-de-estrada, fundamental nos casos de combate a incêndios em florestas e locais de difícil acesso.

Com aproximadamente 3,4 metros de altura, largura de 2,5 metros e comprimento total de menos de 7 metros, com uma distância entre os eixos de apenas 3.690 mm, o TLF AirCore é compacto e fácil de manobrar. O veículo é baseado em um Iveco Eurocargo (modelo vendido na Europa equivalente ao Tector brasileiro) FF150-32WS com propulsor FPT Cursor de 320 cv de potência, transmissão Allison e sistema Automatic Drivetrain Management (ADM) de nova geração, que controla todos os sistemas de tração do veículo e de transferir automaticamente 100% do torque automaticamente. O TLF AirCore está em conformidade com o padrão de emissão de poluentes Euro VI, com tecnologia de pós-tratamento de exaustão passiva HI-SCR, que evita a limpeza do sistema de exaustão durante a operação.

“Devido à coordenação ideal entre chassi, superestrutura e tecnologia de extinção de incêndios, o TLF AirCore atende a todos os requisitos de desempenho e segurança ideais para as aplicações off-road. Para atingir o centro de gravidade mais baixo possível, por exemplo, o tanque foi rebaixado e, ao mesmo tempo, foi dada atenção a uma distribuição de massa com a máxima uniformidade possível entre os eixos”, afirma Rodolfo Xavier, gerente de Vendas Magirus para a América do Sul, América Central e Caribe.

Por conta da distância ao solo de 390 milímetros com pneus simples, o veículo domina com facilidade grandes ângulos de rampa e encostas e tem uma alta capacidade de travessia de até 860 mm. Além da função pump & roll (bombeia enquanto se move), a autoproteção garante a segurança máxima para a tripulação. Estão incluídos no abastecimento do agente extintor 300 litros de volume de autoproteção, 3 mil litros de água e 200 litros de agente formador de espuma. Os componentes são usados de forma otimizada graças à tecnologia AirCore de névoa de água.

A turbina AirCore MFT60-H pode ser elevada em até 800 milímetros e girada, ou inclinada, 360 graus por meio de um dispositivo de levantamento. O desempenho do AirCore, com uma vazão de até 6 mil litros por minuto, permite distâncias máximas de lançamento e grandes profundidades de penetração em aplicações industriais e combate a incêndios em vegetação. Também é possível o uso de agentes umectantes. Um novo monitor adicional no AirCore, junto com a turbina, garante que sejam propagadas diferentes quantidades de água em direções diversas, garantindo a máxima flexibilidade. Todos esses dispositivos são controlados a partir da cabine do motorista, oferecendo proteção máxima aos bombeiros.

O TLF AirCore possui compartimentos com bom espaço para equipamentos, sistema de dosagem de espuma CaddiSys NetzMix (tecnologia desenvolvida pela Magirus), bomba de alta pressão e parte elétrica protegida contra calor. Há ainda vários opcionais disponíveis, como o sistema de controle de pressão dos pneus, guinchos e uma cabine de pressão positiva. Com a ajuda de um reboque, a capacidade dos agentes extintores pode ser aumentada ainda mais, permitindo que o veículo opere de forma autônoma por até 20 minutos. Isso representa possibilidades anteriormente indisponíveis para um combate eficaz a incêndios florestais.

Foto: Magirus