Volvo lança caminhão VM mais leve para betoneira

De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor de construção civil vem apresentando surpreendente desempenho, mesmo durante a crise geral ocasionada pela pandemia da covid-19. O mercado de betoneiras também registra crescimento, com alta de 58% nas entregas de janeiro a setembro, segundo informa a Anfir (Associação Nacional de Fabricantes de Implementos). Tendo tudo isso em vista, a Volvo apresenta o novo VM Light Mixer, caminhão destinado a implementação com betoneira.

“Já tínhamos um produto de referência em betoneiras e fomos consultados por concreteiras para fazer um caminhão ainda mais leve. Por isso desenvolvemos essa nova versão do Volvo VM, que permite transportar mais carga útil”, afirma Clóvis Lopes, gerente comercial de Caminhões da Volvo.

O novo VM Light Mixer é 900 kg mais leve. A nova versão traz diversas alterações em relação ao VM 8×4 tradicional. Somadas, elas possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 kg para 7.920 kg. A Volvo contou também com a parceria da Liebherr, fabricante de implementos, para desenvolver uma betoneira que proporcionasse ganho de peso. A tara total do conjunto caminhão-betoneira baixou cerca de 2.500 kg, resultando em apenas 11.650 kg, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

A distância entre-eixos do Light Mixer é de 4.550 mm, permitindo melhor distribuição de peso na betoneira. O chassi da linha VM é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes. “A Volvo aprimorou o caminhão, reduzindo peso sem comprometer a reconhecida robustez do veículo”, declara Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas de Caminhões da Volvo. Mesmo com o entre-eixos mais curto, o caminhão vem equipado com tanques de combustível de 200 litros e reservatório de Arla 32 de 50 litros, que permitem operar o dia todo sem reabastecimento.

Outro diferencial do VM Light Mixer é o 4º eixo direcional dianteiro. “Projetamos um eixo direcional de verdade, que diminui o arrasto dos pneus e permite manobras em raios curtos, comuns em canteiros de obra”, assegura Valério. O novo VM para betoneira é equipado com um propulsor de 270 cv de potência acoplado a transmissão manual de 9 marchas. Opcionalmente, o motor pode receber escapamento vertical para operações em terrenos com incidência de alagamento.

As suspensões do modelo são elevadas, melhorando o ângulo de ataque em terrenos íngremes, trazendo molas parabólicas no trem traseiro, que garantem leveza, mas com robustez. Os pneus são 275/80 R22,5 de uso misto, com opção de rodas de alumínio, as quais ajudam a reduzir ainda mais o peso do veículo. O VM Light Mixer também recebeu para-choque mais leve, mas mantendo o nível de segurança em colisões que tanto caracteriza a marca sueca.

Foto: Volvo