Como poderá ficar a nova geração do Fiat Fiorino

Após o lançamento das novas gerações da Fiat Strada e Ram 700, o próximo passo do Grupo FCA deverá ser a renovação do Fiorino. A nova geração do furgão compacto da Fiat será baseada na nova Strada, herdando a parte frontal da picape até a coluna B, com para-brisa e portas compartilhados com o Fiat Mobi. Uma projeção de como poderá ficar o novo Fiorino foi criada pelo designer Renato Aspromonte, do Overboost BR.

Mecanicamente, o novo Fiorino deverá receber a mesma motorização da nova Strada, com um 1.3 Firefly de 101/109 (gasolina/etanol) cv de potência e transmissão manual de 5 marchas, mantendo a mesma suspensão traseira com feixe de molas semi-elípticas, a mais adequada ao transporte de cargas, e talvez recebendo os controles de tração e estabilidade de série, assim como na nova Fiat Strada.

Ainda não se sabe quantas e quais opções de cor da carroceria o novo furgão oferecerá, mas certamente será mantido o básico e tradicional branco Banchisa, esta a única cor oferecida para o Fiorino atual. No interior, o novo furgãozinho da Fiat receberá o mesmo painel da Strada, com elementos vindos dos Fiat Uno e Mobi, e é provável que uma central multimídia seja oferecida como opcional, assim como os opcionais já oferecidos atualmente para o Fiorino no Kit Confort, ou seja, direção hidráulica e volante com regulagem de altura.

Ainda não há informações sobre a data de lançamento da nova geração do Fiorino, mas rumores indicam que deverá se dar no próximo ano. Assim como ocorreu com a Fiat Strada, depois do novo Fiorino ser lançado no Brasil, mais tarde deverá ser apresentada a versão com marca Ram, que substituirá os modelos baseados no Fiorino atual e vendidos em mercados da América Latina com os nomes Ram ProMaster Rapid ou Ram V700.

Imagem: projeção de Renato Aspromonte/Overboost BR