Budel Transportes conquista certificação ISO 39001

A Budel Transportes, com sede em São José dos Pinhais (PR), passou a integrar um seleto grupo de apenas oito transportadoras do Brasil que possuem a certificação ISO 39001, norma internacional de gestão viária. A Budel atua há quase quatro décadas no mercado brasileiro com forte presença no território nacional, possuindo filiais em outros três estados. “A Budel atua nos principais segmentos logísticos do País e a segurança sempre foi uma prioridade da marca. Hoje, entendemos que mais que um serviço, vendemos credibilidade. E sem segurança isso não seria possível” revela Dugard Miguel, gerente comercial da Budel Transportes.

“A norma ISO 39001 auxilia as organizações no gerenciamento de alguns de seus processos, para que as operações viárias sejam mais seguras. Ao implementá-la, as empresas contribuem com a promoção à manutenção da saúde e bem-estar dos motoristas, redução do índice de acidentalidade, de gastos, até mesmo, com multas e seguro veicular e demais ônus ocasionados pela insegurança viária. Recebemos sempre com grande satisfação e admiração a notícia de que uma transportadora deu mais um passo pela segurança, assim como fez a Budel Transportes” explica Anaelse Oliveira, responsável pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

A norma ISO 39001 é vigente desde 2012 no plano global e foi publicada no Brasil em 2015, com tradução para o português patrocinada pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). Esse programa aborda a segurança no trânsito há mais de 30 anos no Brasil, alinhado com a “Visão Zero Acidentes” do Grupo Volvo. A ISO 39001 é difundida pelo PVST desde 2013 através de ações e eventos que já mobilizaram mais de mil participantes, entre caminhoneiros e gestores de empresas do setor de transportes de diversos locais do país. E foi através do PVST que a Budel decidiu reivindicar a certificação.

“Já conhecíamos a norma ISO 39001, mas o input para adoção ocorreu em um evento do PVST. Tivemos contato com um case de sucesso de outra transportadora e vimos que nos encaixávamos nos requisitos para certificação. A decisão da diretoria foi unânime pela certificação” conta Miguel, ao destacar o papel fundamental da diretoria, comandada por Alexandre Budel, Camila Budel e Marcus Vinicius Budel, como idealizadores e entusiastas do processo de aprimoramento da gestão em segurança viária da companhia.

Foto: Volvo/Budel