Ram 1500 TRX, com 712 cv, é a picape mais potente do mundo

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) apresentou a nova versão TRX da picape Ram 1500, para rivalizar diretamente com a Ford F-150 Raptor. A TRX, com um motor V8 Hemi 6.2 de 712 cv, torna-se a picape mais potente do mercado no momento. Com compressor mecânico, esse motor é o mesmo utilizado pelas versões Hellcat dos Dodge Charger e Challenger e pelo Jeep Grand Cherokee Trackhawk. Entre outros detalhes visuais exclusivos, as vistosas tomadas de ar no capô da TRX demonstram que ela é equipada com um Hemi.

O V8 da Ram 1500 TRX tem apenas 5 cavalos a menos do que o motor dos Dodge e Jeep. A superpicape acelera de 0 a 60 mph (96,5 km/h) em apenas 4,5 segundos, e atinge a velocidade máxima de 190 km/h, limitada eletronicamente. A tração é nas quatro rodas, com transmissão de 8 marchas e seletor com 5 tipos de terreno. Os pneus são os Goodyear Wranger Territory AT, específicos para permitir velocidade em vários tipos de terrenos severos, e os amortecedores são Bilstein Black Hawk E2. A caminhonete possui também sistema com sensores detectores de saltos, que prepara a suspensão e o powertrain para o “pouso” do veículo no solo.

Na cabine da TRX, disponível somente na versão crew cab (cabine dupla), o interior apresenta acabamento em couro perfurado e alcântara na cor preta, com opções de detalhes em cinza, grafite, rubi, fibra de carbono e costuras em vermelho, volante de estilo esportivo, com base reta e aletas de alumínio para troca de marcha, opção de HUD (head-up display, instrumentos refletidos no para-brisa para facilitar a visualização das informações pelo condutor sem desviar o olhar do trânsito) e 19 alto-falantes da Harman Kardon de 900 w.

Estão disponíveis acessórios da Mopar exclusivos para a 1500 TRX, como o suporte de estepe na caçamba, que deixa o pneu com ângulo de 45° encostado na cabine para dar um estilo personalizado à nova Ram. Uma série especial de lançamento da picape, a TRX Launch Edition, traz carroceria na cor exclusiva cinza Anvil, adesivos no capô e para-lamas traseiros, além de uma plaqueta personalizada no centro do console que traz impresso o logo “TRX”, a numeração do veículo e os principais dados técnicos do motor V8 Hemi.

Foto: Ram