CRLV digital já é disponível em todos os estados brasileiros

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país. O acesso ao documento é através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde também é possível o acesso à CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“Essa é uma revolução de décadas, uma verdadeira transformação digital proposta pelo governo federal, que vai trazer muita facilidade ao cidadão brasileiro, permitindo que ele possa ter, na palma da mão, os documentos eletrônicos com o mesmo valor jurídico dos físicos. É uma medida que desburocratiza processos e reduz custos com muita agilidade e praticidade”, disse ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Segundo o Minfra, já existem mais de 4 mil certificados digitais de veículos emitidos no Brasil desde o final de 2018, quando foi lançado. A versão eletrônica do CRLV traz, além das informações do documento impresso, dados como a atualização sobre uma pendência de recall. Ela pode ser acessada mesmo que o proprietário esteja sem internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital, que garante a autenticidade do documento.

A emissão do CRLV eletrônico é inteiramente online e não é necessário comparecimento ao Detran (Departamento de Trânsito) para a obtenção do documento, o que facilita para o cidadão, com redução de tempo e de custo, além de contribuir com os protocolos de saúde para a prevenção de contágio pelo coronavírus.

O documento pode ainda ser impresso e portado pelo motorista para eventual apresentação, pois possui a autenticidade garantida pelo QR Code, que pode ser consultado pelos agentes de trânsito em caso de fiscalização.

Com informações do Minfra | Foto: Detran-RJ