Inmetro atualiza norma para quinta-roda de caminhões

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) publicou atualização da certificação para quinta-roda de veículos de transporte rodoviário de cargas. A Portaria nº 239/2020 permite a fixação da quinta-roda diretamente no chassi, não havendo mais necessidade de utilização de acessórios como a mesa (onde a estrutura da quinta-roda fica apoiada) para acoplá-la ao veículo.

“Com isso, o Inmetro passa a aceitar um produto inovador, que ainda não é fabricado no Brasil. Estamos falando de um produto mais robusto, que suporta cargas maiores e que anteriormente não podia ser certificado”, declara Isabela Alves, responsável técnico pela elaboração do novo regulamento.

A engenheira do Inmetro ressalta que a nova medida permite a redução de custos, porém mantendo a segurança nos veículos. “É preciso ressaltar que, mesmo com essa inovação, os requisitos de segurança previstos na portaria anterior estão assegurados”, adverte Isabela, referindo-se à Portaria nº 236/2008, que regulamentou a quinta-roda.

Acesse aqui para conferir a Portaria nº 239/2020 na íntegra.

Foto: SAF-Holland