Mercedes-Benz celebra 125 anos do primeiro ônibus

A Mercedes-Benz está comemorando a criação do primeiro veículo de transporte coletivo motorizado do mundo. Em 1895, o ônibus construído por Karl Benz conectou as cidades de Siegen às localidades de Netphen e Deuz, percorrendo uma distância de aproximadamente 15 quilômetros, concluindo a viagem, com seu motor a gasolina de 5 hp, em uma hora e vinte minutos. No trecho mais íngreme, os oitos passageiros tiveram que descer e empurrar o Benz Landauer.

Em 1898, outro construtor alemão, Gottlieb Daimler, começou a fabricar veículos para transporte coletivo de passageiros, colocando em operação cinco ônibus na Alemanha. Ao longo dos anos aumentaram as rotas de ônibus em toda a Europa. O correio alemão começou a utilizar um ônibus Daimler com motor de 28 hp para o transporte de correspondências e de passageiros.

Em 1925, a Benz apresentou o primeiro ônibus de piso baixo do mundo, para melhor acesso dos passageiros. O modelo não era construído sobre o tradicional chassi de caminhão, possuindo uma estrutura que permitia que o piso ficasse com 670 mm de distância do solo, um tanto elevada para os padrões de hoje, mas baixa para a época.

Em 1926, houve a fusão entre a Daimler e a Benz, dando origem à atual marca comercial Mercedes-Benz do Grupo Daimler. Em 1928, a Mercedes lançou seu primeiro ônibus produzido em série, o N 56, com três eixos. Desde então, a Mercedes-Benz, como pioneira da indústria automotiva, tornou-se referência no desenvolvimento de veículos para transporte coletivo e segue atualmente como um dos maiores produtores mundiais desse segmento.

Foto: Mercedes-Benz