VW entrega 300 ônibus ao Caminho da Escola no Norte e Nordeste

A Volkswagen Caminhões e Ônibus efetuou a entrega de 300 unidades de Volksbus escolares nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, destinados ao programa governamental Caminho da Escola nos estados do Acre, Rondônia, Alagoas, Paraíba e Ceará, em localidades rurais com condições difíceis de acesso.

O veículos são os Volksbus 8.160 ORE1 e 15.190 ODR, produzidos na planta da VWCO em Resende (RJ), que opera parcialmente desde 27 de abril em dois turnos para atender à demanda dos pedidos de clientes, seguindo todos os protocolos de saúde. No fim do ano passado a Volkswagen venceu a licitação para venda de 3.600 Volksbus ao Caminho da Escola, sendo 1.600 unidades do 15.190 ODR ORE3, 1.600 unidades do 8.160 ODR ORE1 e 400 unidades do 8.160 OD ONUREA Piso Alto.

“Mesmo em meio à pandemia, os estados continuaram firmando pedidos de compra e nos autorizam a entregar os lotes expressivos, preparando-se para o momento de retomada das atividades escolares, para que os estudantes possam ir e vir de forma segura”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VW Caminhões e Ônibus.

A VWCO já realizou a entrega de mais de 20 mil ônibus ao programa, que foi criado há doze anos com o objetivo de melhorar o transporte de estudantes no território nacional. Dos veículos entregues até hoje ao Caminho da Escola, mais da metade foram fornecidos pela Volkswagen.

Os Volksbus têm configurações rural e urbana, de 8 e 15 toneladas, contando com suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos contra esmagamento nas portas e dispositivos de poltronas móveis (DPM) para acessibilidade de alunos com mobilidade reduzida.

Foto: VWCO