Navistar e a startup TuSimple anunciam parceria para desenvolver caminhões autônomos

O grupo Navistar International Corporation, proprietário das marcas de caminhões International e motores MWM, e a startup TuSimple, de San Diego (CA), anunciam parceria para o codesenvolvimento de caminhões autônomos com classificação SAE nível 4 (automação alta), com início da produção dos veículos a partir de 2024, disponíveis para comercialização nos mercados dos EUA, Canadá e México. A aliança é o resultado da cooperação bem-sucedida de mais de dois anos entre as duas companhias. No acordo, a Navistar adquiriu uma participação minoritária na TuSimple.

“A tecnologia autônoma está entrando em nossa indústria e terá um impacto profundo nos negócios de nossos clientes”, declara Persio Lisboa, presidente e CEO da Navistar. “A parceria estratégica da Navistar com a TuSimple nos posiciona como líderes no desenvolvimento de soluções para nossos clientes, aproveitando a experiência coletiva de nossas organizações para integrar nossos recursos de projeto de veículos e integração de sistemas com a inovadora tecnologia autônoma da TuSimple. Este anúncio é um marco significativo em nossa jornada de desenvolvimento com a TuSimple e esperamos estabelecer nossa aliança nos próximos meses “.

Essa parceria impulsiona os objetivos da TuSimple de transformar a indústria de caminhões de US$ 800 bilhões dos EUA, aumentando a segurança, a eficiência e reduzindo significativamente os custos operacionais. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia em San Diego, apresentado em dezembro do ano passado, demonstrou que a tecnologia de direção autônoma da TuSimple permitiu uma redução de 10% no consumo de combustível de caminhões pesados em comparação às operações convencionais. A empresa opera uma frota de 40 caminhões autônomos nos EUA, realizando fretes para companhias de transporte e logística como UPS e McLane entre Arizona e Texas. A TuSimple planeja para 2021 ter suas operações completamente sem motorista.

“A TuSimple e a Navistar começaram o desenvolvimento conjunto de unidades de pré-produção em 2018 e agora estamos iniciando um programa de produção completo para entrada no mercado”, afirma Cheng Lu, presidente da TuSimple. “Temos a honra de fazer parceria com a Navistar. O investimento na TuSimple e a parceria com a Navistar representam um marco importante para a nossa empresa. Com a expertise combinada da Navistar e da TuSimple, temos um caminho definido para comercializar caminhões classe 8 autônomos em escala.”

Foto: TuSimple/Navistar