Daimler Trucks cria divisão dedicada a células de combustível

A Daimler Truck AG anunciou a criação da Daimler Truck Fuel Cell, divisão do grupo que concentra todas as atividades voltadas à pesquisa e desenvolvimento de sistemas de células de combustível, tendo como diretores executivos Andreas Gorbach e Christian Mohrdieck. Ambos os executivos possuem vasta experiência com sistemas de propulsão convencionais e alternativos, principalmente os de células de combustível. A nova subsidiária deverá posteriormente integrar a joint venture com a Volvo Trucks para o desenvolvimento em conjunto de células de combustível, que foi anunciada em abril. O grupo Volvo deverá adquirir 50% da empresa para iniciar a parceria. A produção de veículos comerciais pesados pela nova joint venture deverá ser iniciada na segunda metade da década.

“A célula de combustível é uma solução decisiva para possibilitar transportes rodoviários pesados de longo percurso livres de emissões de CO2. Nós, e nosso futuro parceiro na joint venture, o Grupo Volvo, estamos convencidos disso. Estamos também determinados a realizar, juntos, o desenvolvimento e a produção em série das células de combustível e, agora, damos os principais passos na execução de todos os preparativos necessários para a planejada joint venture. O estabelecimento da Daimler Truck Fuel Cell é um marco de progresso muito especial para nossa companhia, pois a nova subsidiária deverá ser a organização antecessora imediata da joint venture. Nela, reunimos a grande expetise e a imensa riqueza de experiência acumulada em várias décadas de trabalho no desenvolvimento de células de combustível na Daimler – e combinaremos isso com o know-how certo com relação aos caminhões”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do conselho de administração da Daimler AG.

“Para mim, é motivo de muita satisfação que tenhamos conseguido, com o Dr. Andreas Gorbach e o Prof. Dr. Christian Mohrdieck, ganhar dois colegas muito experientes da Daimler para a gestão da Daimler Truck Fuel Cell. Ambos se caracterizam por profundos conhecimentos no campo de sistemas de propulsão convencionais e alternativos e de células de combustível, e por terem o espírito pioneiro certo para o sucesso da criação da nova unidade e a transferência dela para a joint venture planejada”, destaca Martin Daum.

Nos últimos vinte anos, a Daimler acumulou ampla experiência na pesquisa, desenvolvimento e produção de células de combustível em sua unidade de Nabern, na Alemanha, onde está localizada atualmente a Mercedes-Benz Fuel Cell, e em outras sedes da Alemanha e do Canadá.

Paralelamente à criação da Daimler Truck Fuel Cell, a Daimler Truck assinou um acordo de intenções com a britânica Rolls-Royce Power Systems para uma parceria no desenvolvimento e comercialização de geradores estacionários acionados por células de combustível como alternativas aos motores diesel utilizados para esse fim, oferecendo assim geradores de energia livres de emissões de CO2.

“Nenhuma outra tecnologia oferece tal grau de confiabilidade, capacidade modular e todas as outras vantagens das fontes de energia renováveis. Por meio da colaboração com a Daimler Trucks, o acesso a geradores acionados por células de combustível que atendem nossas exigências fortalecerá ainda mais nossa posição de destaque nesse mercado em crescimento, possibilitando, no futuro, a produção em larga escala de células de combustível para aplicações estacionárias”, declara Andreas Schell, CEO da Rolls-Royce Power Systems.

Foto: Daimler