CNH Industrial anuncia atualizações sobre seu investimento na Nikola

A CNH Industrial anunciou hoje (8) atualizações sobre seu investimento na Nikola Corporation, fabricante norte-americana de caminhões elétricos com célula de hidrogênio. A CNH investiu US$ 250 milhões, através de sua divisão Iveco, numa joint venture com a Nikola para a produção de caminhões elétricos na Europa.

Após a fusão da Nikola Corporation com a empresa de aquisição de capital aberto VectoIQ Acquisition Corporation, a Nikola passou, no dia 4 de junho, a negociar ações na Nasdaq, bolsa de valores automatizada de Nova York, listada com o código “NKLA”. Os acionistas da Nikola receberam 1.901 ações da VectoIQ para cada ação da Nikola e se tornaram acionistas da VectoIQ. O nome da companhia resultante da fusão permanece sendo Nikola Corporation.

Dentro do acordo, a Iveco passou a deter aproximadamente 7,11% do capital social da Nikola. Após a entrada da companhia norte-americana na Nasdaq, o investimento de US$ 250 milhões realizado pela Iveco passa a ser avaliado no mercado pelo Valor Justo por Meio do Resultado (VJMR), e a companhia excluirá qualquer alteração sobre esse valor no cálculo de resultados para facilitar a avaliação do desempenho financeiro do investimento.

A Iveco produzirá, em parceria com a Nikola, o cavalo mecânico Tre, em Ulm, na Alemanha. Derivado do Iveco S-Way, o Nikola Tre possui propulsão elétrica gerada por célula de hidrogênio e será destinado aos mercados da Europa e América do Norte para atender às normas de emissão zero de CO₂, devendo sua produção e entregas ser iniciadas em 2021.

Foto: Nikola Motor/CNH Industrial