Scania vende 18 caminhões a gás para a PepsiCo

A gigante multinacional do setor de bebidas e alimentos PepsiCo adquire 18 cavalos mecânicos da Scania movidos a GNV/biometano, a maior compra de caminhões movidos a gás do país. A aquisição foi intermediada pela Casa Scania Codema, de São Paulo. São dez modelos G 340 4×2 e oito R 410 6×2.

A PepsiCo, que utilizará os veículos para a distribuição de seus produtos em todo o território nacional, dentro das ações da empresa em prol do meio ambiente busca um sistema mais sustentável de transporte de cargas, realizando o anúncio da parceria com a Scania na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 5 de junho.

“O objetivo das empresas é a transição para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania vem liderando esta transformação. Para nós, não existe apenas um modelo sustentável e cada país adotará as tecnologias que melhor se encaixam em sua realidade. Para o Brasil, o ‘aqui e agora’ é o caminhão movido a GNV e/ou biometano”, afirma Roberto Barral, vice-presidente de Operações Comerciais da Scania no Brasil. “A Scania está empenhada em apoiar seus clientes com soluções rentáveis que contribuam com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social.”

Eduardo Sacchi, diretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil, salienta a tradição da companhia no uso de veículos sustentáveis. “A PepsiCo foi a primeira do setor a fazer testes com o caminhão movido a gás natural e uma das primeiras a testar veículos elétricos, o que demonstra a nossa preocupação em liderar a transição para uma alternativa de transporte cada vez mais sustentável. Temos o orgulho de anunciar medidas concretas, que se somam às outras que já possuímos, para contribuir consideravelmente para atingirmos a nossa meta global de redução em 20% das emissões de CO2 até 2030”, destaca Sacchi.

Antes da aquisição, a PepsiCo recebeu da Scania um caminhão para uso experimental no final do ano passado. “O veículo foi colocado à prova nas mais severas condições que sua proposta de atuação promete. Ele atuou na operação real e pudemos, em parceria com a PepsiCo, analisar todas as informações geradas e benefícios práticos do produto”, explica Barral. “O período de testes foi fundamental para que pudéssemos ter resultados efetivos e uma decisão de compra assertiva, com destaque para a alta redução na emissão de poluentes, a diminuição de ruídos e as rotas com maior equilíbrio de custos e disponibilidade para reabastecimentos”, ressalta Eduardo Sacchi.

Os caminhões da PepsiCo serão atendidos no programa de manutenção Premium Flexível, que permite reduzir em até 25% os custos de manutenção, em toda a rede Scania em território nacional, que vem sendo preparada para dar apoio aos novos veículos a gás.

Foto: Scania