Volvo vende 200 ônibus articulados para o Chile

A Subus, operadora de transporte urbano de Santiago, capital do Chile, já havia recebido 120 ônibus da Volvo no segundo semestre do ano passado para renovação de sua frota e fechou neste ano mais um acordo com a marca para a aquisição de 200 unidades com chassi B8RLE articulado, com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros, motor traseiro de 8 litros e padrão de emissões Euro 6, conforme atualmente exigido pela legislação de Santiago. Produzidos na fábrica da Volvo na Suécia, os veículos estão recebendo carrocerias Gran Viale BRT na unidade fabril da Marcopolo em Cota, na Colômbia, e posteriormente seguirão para o Chile.

“Temos tradição no fornecimento de ônibus e soluções inovadoras para o Chile desde o início da integração do sistema, quando se decidiu melhorar a qualidade e ampliar a capacidade de transporte da capital”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. “Nossos ônibus continuam contribuindo decisivamente para melhor a mobilidade urbana de Santiago”, complementa Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses.

Uma das maiores empresas de transporte da capital chilena, a Subus já soma 320 novos veículos Volvo somente nestes dois últimos negócios, realizados num período de menos de um ano. Os ônibus vão rodar na chamada Rede Metropolitana de Mobilidade (RED), o antigo Transantiago. Um dos mais importantes sistemas organizados de transporte coletivo urbano da América Latina, a RED tem atualmente uma frota ao redor de 6.200 ônibus pesados, sendo 2.850 da marca Volvo, incluindo os 200 novos articulados negociados agora. “Somente a Subus soma agora 1.250 ônibus Volvo. Esta venda consolida a relação comercial com a Subus e confirma a confiança em nossa marca”, destaca José Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus da Volvo Chile.

A RED é um sistema de transporte estruturado e muito bem-sucedido em Santiago, uma das cinco mais populosas metrópoles do continente e maior cidade do Chile. Ela integra ônibus, metrô e trens, permitindo o deslocamento nos 32 distritos da capital e sua região metropolitana, com o pagamento de um bilhete único, com validade de duas horas após o primeiro embarque. Cerca de 6,2 milhões de usuários utilizam o sistema diariamente.

Santiago é localizada num vale circundado por montanhas, uma posição geográfica que traz dificuldade para a dispersão dos elementos particulados no ar, assim a administração da cidade estabeleceu requisitos ambientais para os veículos que trafegam na capital chilena. Para atender a essa exigência, os articulados da Volvo são equipados com motores Euro 6. “A Volvo atende a um pedido específico da capital”, diz Selski.

Os chassis Volvo B8RLE oferecem, como tecnologia embarcada, sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Management), treinador virtual de motoristas (I-Coaching) e controle automático de velocidade, um dispositivo que usa a conectividade por GPS para identificar trechos críticos, com altos índices de acidentes, e limitar a velocidade máxima independente da ação do motorista. Aprovada após um ano de testes em Curitiba, onde foram reduzidas em 50% as colisões com ônibus no sistema BRT local, essa tecnologia passou a ser item de série em todos os veículos pesados da Volvo no continente.

Foto: Volvo/Marcopolo