Receita Federal lança novo CPF Digital para quem possui CNH

A Receita Federal anunciou nessa quarta, dia 14, o novo aplicativo CPF Digital, versão do documento para smartphone que passa a integrar também a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Por enquanto, somente quem possui CNH consegue baixar o serviço, pois a instalação do aplicativo requer identificação biométrica, já realizada por quem é habilitado para dirigir.

“Neste primeiro momento, a prioridade é a utilização do chatbot para restringir o atendimento presencial em função da pandemia do coronavírus. Mas a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros”, destaca o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto.

Para realizar o cadastro do aplicativo são exigidos a prova de vida (movimentos físicos para evitar fraudes), uma selfie e a criação de um PIN de quatro dígitos. Concluído o processo, o CPF e a CNH ficam disponíveis com um QR Code próprio para cada um.

O CPF Digital também possui um chatbot que fornece auxílio no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. O aplicativo já se encontra disponível no Play Store (para Android) e no App Store (para iOS).

Imagem: Serpro/Receita Federal do Brasil