Marcopolo apresenta solução de biossegurança para ônibus

A Marcopolo Next, divisão da Marcopolo dedicada a criar start-ups e novos negócios no setor de mobilidade, apresenta, em parceria com a start-up Aurratech, uma solução de biossegurança específica para desinfecção do transporte coletivo na prevenção de contaminações virais, o FIP Onboard, que fará parte dos serviços de biossegurança on-board que serão oferecidos pela fabricante, em fase de testes pela Viação Ouro e Prata, operadora de transporte do Rio Grande do Sul. Segundo a Marcopolo, o FIP Onboard é atóxico, podendo ser aplicado rapidamente no salão de passageiros, cabine do motorista e até mesmo no bagageiro, cobrindo 100% das superfícies. O processo total de aplicação leva menos de 20 minutos e garante proteção por até três dias.

“Uma névoa é dissipada em todo o interior do ônibus. Em cerca de 10 minutos, o produto atua e realiza a desinfecção, impedindo a disseminação dos vírus”, explica Petras Amaral, chefe de negócios da Marcopolo Next. A aplicação se dá por nanopartículas de uma solução biocida que não deixa as poltronas úmidas, evitando o desconforto dos passageiros, além de não interferir no funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos internos. “A aplicação desenvolvida em conjunto com a Aurratech tem formulação desenvolvida exclusivamente para ônibus, tendo potencial para redefinir os protocolos de biossegurança relacionados à sanitização antes de cada viagem, o que permitirá um retorno seguro da mobilidade em viagens interestaduais, intermunicipais e urbanas”, conclui Amaral.

Os primeiros testes demonstraram que a aplicação do FIP Onboard é prática e eficiente. O produto é aplicado após a limpeza padrão do ônibus e permite que o veículo possa ser utilizado pelos passageiros poucos minutos após a aplicação. Visando a atender ao maior número possível de clientes com esta solução, a Marcopolo Next está atualmente definindo os detalhes finais para ofertar o serviço de aplicação através da rede Marcopolo de representantes no Brasil e no exterior. “Estamos preparando os equipamentos para aplicação e iniciando os treinamentos para as equipes de nossas filiais e das redes de distribuidores, concessionários e representantes Marcopolo e Volare no Brasil e exterior”, afirma Petras Amaral.

Foto: Gelson Mello da Costa/Marcopolo