Mascarello testa ônibus 100% elétrico em Cascavel

A Mascarello, em parceria com a chinesa BYD, está colocando à disposição da prefeitura da cidade de Cascavel (PR), onde está localizada a sede do Grupo Mascarello, um ônibus urbano 100% elétrico em caráter de teste. A prefeitura do município estuda a implantação de ônibus eletrificados para a frota na próxima licitação do transporte público. Posteriormente, o modelo será apresentado em outras cidades.

O modelo é um Mascarello Gran Via de piso baixo com baterias de íons de lítio similares às de telefones celulares, com 200 km de autonomia e tecnologia que aproveita a energia da frenagem do veículo para carregar as baterias. Segundo a Mascarello, o custo operacional por quilômetro rodado é cerca de 70% menor em comparação com motorização a diesel. As baterias permitem uma recarga rápida de 80% em meia hora e carga total de 6 a 8 horas, dependendo da potência do carregador. Apenas as baterias são produzidas na China pela BYD, os componentes restantes são de tecnologia nacional.

“Esse é um lançamento mundial, é o que existe de melhor hoje. Esse carro é um protótipo desenvolvido pela Mascarello e ficará emprestado para o município por um período de cinco dias, sem custo algum e depois será apresentado a outros municípios. Cascavel merece esta tecnologia”, declara Iracele Mascarello, presidente da companhia.

Com informações do CGN (Cascavel, PR) | Foto: Mascarello