Volvo apresenta atualização em sua linha de caminhões na Europa

A Volvo Trucks apresentou seus novos caminhões pesados para o mercado europeu, com novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e segurança, o que deixa os produtos da marca sueca mais competitivos e alinhados com as tendências na indústria mundial de caminhões.

“Nosso objetivo é ser o melhor parceiro de negócios de nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores profissionais para dirigir”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. A demanda crescente do setor de transportes está gerando uma lacuna de motoristas qualificados na Europa. Naquele continente, cerca de 20% das vagas de profissionais para conduzir os veículos não são preenchidas. Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de veículos.

Tendo isso em vista, os novos Volvo trazem um painel inteiramente novo, com interface moderna que monitora todas as funções do veículo. Os instrumentos agora são totalmente digitais, em tela de 12 polegadas de alta resolução que facilita a visualização. As funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle de voz ou touchscreen. Há também um display secundário de 9 polegadas para informações complementares, navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento. A cabine recebeu melhorias em ergonomia, visibilidade, conforto e redução do nível de ruído. O conforto foi aprimorado com maior isolamento térmico e maior silêncio. Um climatizador com filtro de carbono garante boa qualidade do ar.

Visualmente, a cabine dos novos FH não apresenta grandes mudanças externamente, sendo a mais visível o novo design dos faróis em forma de V. Já os novos Volvo FM e FMX europeus ganharam cabine totalmente nova, com volume de 1 m³ a mais do que a geração anterior, com melhoria de conforto, ergonomia e visibilidade, graças a janelas maiores e novos espelhos, além de rebaixamento da linha da porta. Externamente, assim como os FH, os novos FM e FMX apresentam como mudança visualmente mais significativa os novos faróis em V.

Reconhecida por suas inovações em segurança, a Volvo criou recursos inéditos nesse sentido para sua nova linha: ajuste automático de farol alto, piloto automático adaptativo (que aciona automaticamente os freios em descida para manter a velocidade constante), reconhecimento de placas de trânsito e câmera de ponto cego na lateral da cabine.

A motorização oferecida para os novos caminhões Volvo conta com motor a gás GNL (gás natural liquefeito), com desempenho similar aos motores diesel da marca, mas com menor impacto ambiental, podendo funcionar com biogás, o que reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz em até 20%, e também o motor diesel D13TC Euro 6, incluído no pacote I-Save, com alta eficiência, economia de combustível e redução de emissões de CO2.

A nova gama de caminhões Volvo chegará ao mercado da Europa ao longo de 2020 e, segundo a Volvo, não há previsão de chegada dos novos modelos ao Brasil e América Latina, onde os atuais modelos ainda estão entre os mais modernos do mercado local, cuja linha recebeu atualizações para 2020 com a introdução da nova tecnologia de Aceleração Inteligente, o que trouxe ganhos de consumo de até 10% em relação aos modelos de anos anteriores.

Foto: Volvo