Visor Virtual: nova proposta de quebra-sol da Bosch

A Bosch está repensando a segurança e o conforto do motorista colocando um dos componentes veiculares internos mais esquecidos no centro das atenções: o quebra-sol. Isso porque a luz solar causa cegueira temporária, fato que acarreta o dobro de acidentes de carro do que qualquer outra condição climática. O National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência governamental dos EUA responsável pela segurança viária, relata todos os anos milhares de acidentes de trânsito relacionados à visibilidade afetada pela luz solar, e outro estudo indica que o risco de um acidente é 16% maior com incidência direta da luz solar. O quebra-sol comum, embora ajude a reduzir a intensidade dessa luz, na melhor das hipóteses realmente bloqueia essa luminosidade, mas em contrapartida parte da visão também é bloqueada.

Com objetivo de resolver isso, a Bosch criou o inovador Visor Virtual, um LCD transparente com uma câmera intuitiva que substituem o quebra-sol convencional dos veículos. A tecnologia utiliza algoritmos inteligentes que bloqueiam o brilho solar e não a visão do trajeto à frente. O sistema usa inteligência artificial para localizar o motorista na imagem da câmera e também para determinar os pontos de referência no rosto para que ele possa identificar sombras. O algoritmo analisa a visão do motorista, escurecendo apenas a seção da tela em que a luz bate nos olhos. O restante da tela permanece transparente – o que favorece a visão, já que não há um escurecimento total do display. “Descobrimos no início do desenvolvimento que o usuário ajusta o quebra-sol para projetar sombra nos olhos”, afirma Jason Zink, especialista técnico da Bosch América do Norte e um dos co-criadores do Visor Virtual. “Essa percepção foi essencial para ajudar a simplificar o conceito do produto e impulsionar o design da tecnologia”.

“Para a maioria dos motoristas em todo o mundo, o visor, como conhecemos, não é suficiente para evitar a incidência direta da luz do sol nos olhos – especialmente ao amanhecer e anoitecer, quando o sol pode diminuir bastante a visão dos motoristas”, afirma Steffen Berns, presidente da Bosch Car Multimedia. “Algumas das inovações mais simples causam o maior impacto, e o Visor Virtual muda a maneira como os motoristas veem a estrada”. O Visor Virtual, que foi reconhecido como Melhor da Inovação no CES 2020 Innovation Awards, foi lançado na edição do evento deste ano, em Las Vegas. A tecnologia também recebeu o prêmio na categoria Entretenimento e Segurança, em virtude das classificações mais altas de um painel de juízes que incluiu designers, engenheiros e membros da mídia especializada em tecnologia.

A ideia do Visor Virtual partiu de um grupo de três engenheiros de powertrain, liderado por Zink, criando protótipos durante o tempo livre para garantir financiamento interno para o conceito do projeto. “Como muitas ideias iniciais, estávamos trabalhando com capital e recursos limitados”, afirma Zink. “O protótipo original, usado no primeiro lançamento do conceito, foi feito a partir de um monitor LCD antigo que recuperamos de uma lixeira”. Os engenheiros obtiveram financiamento e desenvolveram versões adicionais do produto, que foi então transferido para a divisão Bosch Car Multimedia.

Foto: Bosch